.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Terça-feira, 15 De Fevereiro De 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeito debate projeto executivo para captação de água do Rio do Peixe com autoridades estaduais

Participaram da reunião o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e os deputados Arnaldo Jardim e Barros Munhoz


O prefeito Gil Helou se reuniu na tarde desta segunda-feira, dia 14, no Palácio dos Bandeirantes com autoridades estaduais para avaliar o Projeto Executivo para a obra de captação de água do Rio do Peixe – obra planejada pela administração municipal para acabar com as constantes crises hídricas no município durante estiagens prolongadas. Ele estava acompanhado do vice-prefeito João Orrú e se reuniu com Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e os deputados Arnaldo Jardim (federal) e Barros Munhoz (estadual).

O projeto executivo apresentado impressionou as autoridades. O plano prevê o bombeamento de água do Rio do Peixe até um reservatório e, em seguida, por gravidade, o abastecimento da Estação de Tratamento de Água I, que fica na região central da cidade.

O valor total da obra ainda está sendo orçado pela equipe, mas o prefeito saiu muito entusiasmado com a reunião. “Recebemos uma sinalização muito positiva do Governo do Estado quanto ao apoio financeiro para a execução desta obra. Nosso objetivo é conseguir viabilizar esta ação o quanto antes possível”, afirmou Gil Helou.

Maior consumo de água e menor quantidade de chuvas

Desde a década de 1960 a população de Águas de Lindoia cresceu quase 300%, saindo de pouco mais de 6 mil habitantes para quase 19 mil em 2021, segundo o IBGE. E com o aumento da população, o consumo também disparou: na década de 1980 eram pouco mais de 4,3 mil habitações atendidas com distribuição de água no município para quase 10 mil nos dias atuais. E a projeção é que este número ultrapasse 13,5 mil nos próximos 20 anos.

Além disso, o consumo de água tratada no município é um dos maiores problemas enfrentados. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) o consumo médio ideal é de 110 litros por pessoa/dia. Em Águas de Lindoia este número é 200% maior: 225 litros por pessoa/dia – maior que a média nacional (116 litros por pessoa/dia) e do Estado de São Paulo (158,1 litros por pessoa/dia).

Somada a questão do aumento da população e do consumo maior, outro problema grave ameaça o município. Na última década a média anual de chuvas caiu 10% em Águas de Lindoia e em 8 dos últimos 11 anos a média anual ficou abaixo do normal, que é de cerca de 1700mm por ano, segundo medições realizadas pelo Saae Ambiental. O último grande volume anual registrado foi em 2009, com mais de 2.000mm de chuvas.

Desde 2015 o município de Águas de Lindoia não enfrentava racionamento de água. No ano passado, devido a estiagem mais severa e prolongada, o Saae Ambiental foi obrigado a iniciar o processo de racionamento, desligando as estações de tratamento, primeiro durante o período noturno e, com o agravamento da seca, estendendo o fechamento por mais tempo, a partir do período da tarde.

A captação de água do Rio do Peixe é considerada pelo Governo Municipal a principal ação para garantir o fornecimento de água durante todo o ano para a população lindoiense.

Ações já realizadas

Desde 2017 a administração municipal realizou diversas ações para aumentar a captação e a reserva de água tratada no município. O desassoreamento de dois importantes reservatórios – o do lago do Cavalinho Branco e do Forte Apache – permitiram maior reserva de água para a ETA I. Também foi construído um novo reservatório de água tratada com capacidade de 1 milhão de litros, além da reforma de outro reservatório de igual capacidade.

Neste período de emergência, vários poços foram instalados e um sistema de reaproveitamento da água excedente do Balneário Municipal foi colocado em atividade, ajudando a complementar a entrada de água no sistema de tratamento e reduzindo a necessidade de água do Lago do Cavalinho Branco, que hoje encontra-se abaixo dos 5% de capacidade. O reservatório do Kalil se mantém com 10% de capacidade.

A Prefeitura também avançou com a pauta ambiental com a criação do Fundo Municipal de Meio Ambiente; o endurecimento das regras de poda e supressão de árvores no município; e a recuperação e reflorestamento da área da antiga cascalheira do Morro Pelado.

1414 Visualizações

Notícias relacionadas

635

.

01 de Julho de 2024

Administração

.

Entrega de obras, assinaturas de ordens de serviço e shows na semana dos 108 anos de Águas de Lindoia

.

Atos públicos marcam a semana em comemoração à fundação da cidade

.
.
Continuar lendo
.

707

.

27 de Maio de 2024

Administração

.

Prefeitura realiza audiências públicas nesta quarta-feira, dia 29

.

Ações e serviços da saúde (h) e metas fiscais (11h) do 1º quadrimestre deste ano

.
.
Continuar lendo
.

855

.

27 de Fevereiro de 2024

Administração

.

Prefeitura realiza audiências públicas nesta quarta-feira, dia 28

.

Serviços de Saúde e Metas Fiscais do 3º quadrimestre de 2023 serão apresentadas a população

.
.
Continuar lendo
.

24472

.

25 de Outubro de 2023

Administração

.

Prefeitura lança editais para concursos em quase 40 cargos incluindo Guarda Municipal

.

Ao todo são mais de 100 vagas disponíveis com salários entre R$ 1.450,00 e R$ 6.397,00 e inscrições vão até 27 de novembro

.
.
Continuar lendo
.

2470

.

04 de Outubro de 2023

Administração

.

COMUNICADO IMPORTANTE

.

Informações sobre sistemas da Prefeitura

.
.
Continuar lendo
.

1245

.

25 de Setembro de 2023

Administração

.

Prefeitura publica edital de Processo Seletivo para contratação de estagiários

.

Inscrições poderão ser realizadas entre os dias 29/09 e 16/10 no site do CIEE

.
.
Continuar lendo
.

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.