Carreta do programa “Mulheres de Peito” vai atender mulheres com idade acima de 35 anos em frente ao Umuarama entre os dias 31 de maio e 01 de julho
O principal programa de prevenção ao câncer de mama no estado de São Paulo vai atender as mulheres lindoienses gratuitamente durante um mês. A carreta do Programa “Mulheres de Peito” tem capacidade de realizar 275 exames por semana e estará em Águas de Lindoia entre os dias 31 de maio e 01 de julho.
Para o prefeito, o volume de exames que deverão ser realizados durante este período vai ajudar a garantir agilidade no diagnóstico e no tratamento do câncer de mama. “Esta é uma importante ação de prevenção à saúde da mulher que conseguimos trazer para Águas de Lindoia, por meio de uma parceria com o Governo do Estado. Com isso, poderemos avançar em nosso programa de prevenção ao câncer de mama e garantir mais agilidade para quem espera por este exame”, comemorou o prefeito.
A unidade deverá permanecer em frente ao Centro Cultural Umuarama, atendendo as pacientes de segunda a sábado. Nos dias úteis, o horário de atendimento será das 9h às 18h, enquanto aos sábados será das 8h às 12h. Mulheres a partir de 35 anos poderão agendar o atendimento. Para isso, é necessário apresentar o RG, o cartão do SUS e o pedido médico. Pacientes com idade acima de 50 anos não precisam apresentar a requisição médica para realizar o exame. Os interessados poderão entrar em contato com a secretaria de saúde do município pelo telefone 3824 1409 para saber mais detalhes sobre o atendimento.
Mulheres de Peito
O programa “Mulheres de Peito” é uma iniciativa do Governo do Estado que tem por objetivo promover a saúde e a prevenção do câncer, realizar o diagnóstico precoce, tratar eventuais lesões e reabilitar as pacientes.
A carreta está equipada com um mamógrafo e um aparelho de ultrassom, além de equipamentos de informática e de satélite para comunicação. Uma equipe composta por técnicos radiologistas, um médico especializado em ultrassonografia, enfermeiro e equipe administrativa.
A secretaria de saúde de Águas de Lindoia reitera que, mesmo com o atendimento e os exames de mamografia, as pacientes devem continuar a realizar o autoexame das mamas, como forma de ajudar no diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura.
Águas de Lindóia