.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Particpe - Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Balneário Municipal de Águas de Lindóia pode se tornar Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo

Balneário Municipal de Águas de Lindóia pode se tornar Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo


Balneário Municipal de Águas de Lindóia pode se tornar Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo

No dia 7 de dezembro de 2015 o Governo do Estado de São Paulo encaminhou ao Balneário de Águas de Lindóia um comunicado onde informa à sua direção o início do processo de reconhecimento do mesmo como Patrimônio cultural do Estado de São Paulo, conforme decisão do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico).  

Segundo o diretor da autarquia, Dagnaldo de Araújo Silva, o documento esclarece que qualquer intervenção no local deverá ser precedida de autorização do CONDEPHAAT, a fim de evitar descaracterização do local, que tem consigo importantes nomes da arquitetura e arte, como Oswaldo Arthur Bratke, Roberto Burle Marx, Lívio Abramo e Galileo Ugo Emendabili. 
 

Para Dagnaldo, deve-se considerar no total desse patrimônio, além da obra arquitetônica em si, o inventário das obras artísticas pertencentes ao Balneário e principalmente a rica história cultural ocorrida em suas dependências, relacionada aos trabalhos de curas, terapias, bem estar e pesquisas cientificas testemunhadas em sua existência quase centenária. “Como exemplo citamos: a visita da famosa pesquisadora da radioatividade – Madame Curie, as publicações científicas do Dr. Tozzi, Dr. Vicente Rizzo, entre outros; a provável ida a Lua das águas dessas nascentes (únicas fontes termais de SP).; palco dos principais eventos  do TERMALISMO  Nacional  e mais recentemente a municipalização e a aprovação da lei municipal relacionada as práticas integrativas e complementares do Ministério da Saúde -Crenoterapia/Termalismo Social onde o Balneário é peça fundamental” destacou.  
 

A diretoria explica ainda que por meio do inicio deste processo, a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo disponibilizará a sua equipe de Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico para orientação com relação a conservação de bens, além de possibilitar ao município o acesso ao Programa de Ação Cultural (ProAC), que financia propostas de recuperação e conservação de imóveis protegidos pelo CONDEPHAAT. 
 

549 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.