Particpe - Sexta-feira, 10 de Junho de 2016

ETE Moreiras, reforma do Estádio e outras quatro obras da DADS foram inauguradas

Prefeitura entregará mais 12 obras nas próximas duas semanas

A Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia deu início a uma série de inaugurações programadas para esse mês de junho. Nesta última semana quatro obras foram entregues, e mais 12 solenidades estão marcadas para as próximas duas semanas.

Seguindo o cronograma, na quarta-feira, 08 de junho, às 10h foi inaugurada a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro dos Moreiras e às 15h a reforma do Estádio Municipal Leonardo Barbieri.

A nova ETE amplia o sistema de esgotamento sanitário no município, melhora a saúde pública e a qualidade de vida da população lindoiense. Orçada em pouco mais de 4,3 milhões, a nova ETE tratará só ali, 52% de todo o esgoto do município, beneficiando diretamente uma população fixa calculada em 12 mil pessoas e uma população flutuante de 20 mil pessoas. Esse percentual, somado ao que hoje já é tratado na ETE Barreiro, fará com que a cidade tenha 80% de seu esgoto tratado.

Já as obras de melhorias realizadas e inauguradas no Estádio Municipal incluem: Revisão geral da parte elétrica, incluindo refletores; Manutenção hidráulica geral; Adequação dos vestiários e troca dos sanitários; Troca total dos alambrados; Drenagem e irrigação eletrônica e troca dos gramados; Cobertura da lanchonete; Adequação no prédio utilizado pela imprensa; Pintura das arquibancadas; e Construção de almoxarifado.

O recurso para a execução dos serviços no Estádio foi proveniente de convênio firmado entre a Prefeitura e a Secretaria de Turismo do Estado, por meio do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), no valor de R$ 683.950,89.

Nesta mesma semana, na sexta-feira, 10, outras quatro obras da Diretoria de Assistência e Desenvolvimento Social (DADS) foram entregues. Trata-se da construção da nova sede da Diretoria, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), o NAS (Núcleo de Artesanato social) e também a sala do Acessa São Paulo.

Às 10h foi realizada a inauguração da nova sede da DADS, localizada na Rua Amazonas, nº113, centro, obra que leva o nome de “Arminda Pinheiro de Souza”. Na construção foram investidos R$ 90 mil, valor proveniente de recursos Federais e próprios municipais.

O novo prédio possui estrutura adequada para um atendimento de qualidade prestado à população lindoiense. A obra conta com quatro salas individuais, sendo duas para o  atendimento social, uma para o Programa Bolsa Família e uma de atendimento de Medida Sócioeducativa; O local possui ainda sala administrativa, sala do diretor; sala de artesanato social; e sala de reuniões com capacidade para 20 pessoas.

Às 11h outras três obras localizadas no bairro das casas Populares foram inauguradas pela DADS, todas executadas com recursos próprios municipais, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 100 mil.

A primeira foi o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado à Rua Gregório Franco de Souza, s/n, nomeado “Francisca Pena Jardim (Paquita)”. A estrutura física do local conta com sala de atendimento do Serviço Social, sala de atendimento de Psicologia, sala do Coordenador, sala do Administrativo, depósito, brinquedoteca, salão com capacidade para 60 pessoas, cozinha industrial, sala de aula com capacidade para 20 alunos, salão para atividades de Corte e Costura e Salão de Beleza.

O trabalho desenvolvido no CRAS tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de riscos sociais através do desenvolvimento das capacidades dos atendidos, fortalecendo os vínculos familiares e sociais, aumentando o acesso aos direitos da cidadania. O local atende atualmente cerca de 500 pessoas por mês, entre Oficinas, Cursos, Reuniões Sócioeducativas, Projetos, Grupos e atendimentos individuais.

Em seguida foi entregue o Núcleo de Artesanato Social (NAS), levando o nome de “Cido Marreco”.  O local foi desenvolvido para ser um espaço que promove a inclusão através de Oficinas de Artesanato. O público atendido no NAS são crianças e jovens no contraturno escolar e também adultos e idosos, desenvolvendo atividades que pode inclusive proporcionar uma geração de renda para a família. Até o momento mais de 200 pessoas já foram beneficiadas.

Por último foi inaugurada a sala do Acessa São Paulo - um programa de inclusão digital do Governo do estado de São Paulo coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, com apoio da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

A sala onde funciona este programa este equipada com cinco computadores e conexão banda larga para acesso gratuito e livre à internet e conta com uma monitora capacitada que presta suporte aos usuários e auxilia para a realização de tarefas escolares, pesquisa, uso de sites de redes sociais, entretenimento, entre outros. A local atende em média 50 pessoas por dia.

Próximas inaugurações - na próxima semana acontecem mais sete solenidades. Na segunda-feira, 13, no período da manha, às 10h será inaugurada a reforma da Praça Dr. Vicente Rizzo, e às 11h a reforma do Morro do Cruzeiro (Cristo), ambos no bairro Assumpção. À tarde, às 15h será entregue a Praça do Artesão, no Parque das Fontes, entrada da cidade.

Na quarta-feira, 15, a Diretoria de Educação e Cultura inaugura reforma e pintura de quatro unidades escolares, sendo às 9h a Creche Vida e Esperança, na Popular; às 10h a EMEI Mirela de Godoi Soares, no centro; às 14h a EMEI José Alves de Moraes, no Bela Vista; e às 15h a EMEI Oscar de Castro Ribeiro, no Jardim Europa.

Duas obras da Diretoria de Saúde finalizam o cronograma de inaugurações. Na quarta-feira, 22, às 10h será entregue a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Bela Vista. E às 15h acontece a entrega da reforma da UBS do bairro dos Francos.