Águas de Lindóia, sexta-feira, 21 de janeiro de 2022 Telefone (19) 3924-9300

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 23 de Junho de 2017

Prefeitura retoma operação “Cata-treco” na próxima semana

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura vai retomar na próxima semana a uma Operação “Cata-treco”, que recolhe materiais inservíveis em todo o município. O projeto já retirou mais de 50 toneladas de material e faz parte do plano de limpeza do município, que também contou com mutirões e ações do gênero em vários pontos da cidade.

O projeto dividiu a cidade em seis áreas, atendendo a uma delas a cada semana em dois dias específicos, seguindo um cronograma. Na próxima semana os bairros Moreiras, Brejal, Nova Lindóia, Vilas Altas, Recanto das Águas, Evian e Mirante das Estâncias devem ser beneficiados pelo serviço.

Um atraso no processo licitatório fez com que o projeto fosse suspenso por cerca de um mês, mas a contratação de caçambas com a destinação correta do material recolhido possibilitou a retomada da operação.

São dois tipos de coleta: o primeiro, realizado sempre às quartas-feiras, tem por objetivo retirar móveis e eletrodomésticos que não são mais utilizados e que os donos desejam se desfazer; já no segundo, sempre às quintas-feiras, as equipes farão a coleta de galhos e restos de poda de árvores. O cronograma de trabalho prevê que cada

setor tenha o retorno das equipes a cada 45 dias, em média.

“A contratação das caçambas é fundamental para concentrar o material e destiná-lo da forma mais adequada. Com a retomada do cata-treco, aliado a ações como a coleta de lixo eletrônico, vamos intensificar nossa política de limpeza e preservação ambiental”, afirmou o secretário.

José Mauro lembra que o descarte em áreas públicas ou em terrenos é considerado ilegal, de acordo com lei municipal, que prevê multa de até R$ 750,00. Ele disse, ainda, que a prefeitura não realiza a coleta de entulho ou restos de materiais de construção, para os quais é necessária a contratação de um serviço especializado por parte do responsável pela obra. O descarte irregular de entulho também gera multa aos proprietários de imóveis, segundo a legislação municipal.