Águas de Lindóia, Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 08:00h ás 12:00h e das 13:00h ás 17:00h

Gabinete do Prefeito - Quarta-feira, 02 de Agosto de 2017

Defesa Civil alerta população sobre período de estiagem

Além de preocupação com queimadas, baixa umidade do ar também preocupa

Com o tempo seco, sem chuvas e com umidade do ar beirando os 30%, a Defesa Civil de Águas de Lindoia alerta a população sobre ações para evitar problemas de saúde e as queimadas, que acabam prejudicando a qualidade do ar e aumentando problemas respiratórios que já são agravados pelo clima seco.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Eduardo D´Aragona, a população deve ficar atenta. Segundo o órgão, o clima seco favorece as queimadas e a situação preocupa as autoridades. “Estamos monitorando as chuvas e os principais pontos onde incêndios possam acontecer”, afirma D´Aragona. A Defesa Civil já registrou 22 incêndios em diversas áreas da cidade desde julho, sendo que em alguns casos houve a necessidade do apoio do Corpo de Bombeiros. A maioria das queimadas foi controlada com apoio da equipe de voluntários da Defesa Civil e do Saae Ambiental.

A Defesa Civil intensificou as vistorias preventivas e realiza um trabalho integrado com diferentes setores da prefeitura, incluindo o setor de fiscalização. A Secretaria de Obras está notificando proprietários de lotes a realizarem a limpeza e descarte adequado do mato. Até agora o setor já notificou 85 proprietários de lotes.

A Secretaria de Meio Ambiente também está atenta às queimadas. A Lei Municipal 2.859/12 estabelece multas que variam entre R$ 3.771,00 e R$ 6.285,00 para quem causar queimadas, dependendo da área e da motivação. Denúncias podem ser encaminhadas à secretaria pelo telefone 3824 9320.

Quanto ao clima mais seco é preciso muita atenção, principalmente com crianças e idosos. “Hidratação e uma alimentação saudável são fundamentais para todas as idades, mas para as crianças e idosos são mais ainda. Também é preciso deixar os ambientes livres para circulação de ar, limpos e sem objetos que possam acumular poeira”, afirma o coordenador.