Águas de Lindóia, sexta-feira, 21 de janeiro de 2022 Telefone (19) 3924-9300

Gabinete do Prefeito - Terça-feira, 12 de Setembro de 2017

Defesa Civil registra um incêndio a cada dois dias na cidade

A Defesa Civil de Águas de Lindoia permanece em estado de alerta para ocorrências de queimadas no município. Desde o dia 15 de julho o órgão já atendeu a cerca de 30 chamados – o que equivale a uma queimada a cada dois dias. Do total de ocorrências registradas neste período, nove foram de maiores proporções e danos ambientais. Desde o início do período de estiagem a Defesa Civil já contabiliza 52 ocorrências na cidade.

“Atendemos a todos os chamados e a equipe de voluntários, sempre com apoio da prefeitura e do Saae, vão até o local averiguar e combater o fogo”, afirma o coordenador da Defesa Civil, Eduardo D´Aragona. Ainda de acordo com o responsável, a maior parte dos incêndios tem como causa principal a ação do homem e pede a ajuda da população para identificar os responsáveis. “Temos verificado ações criminosas neste sentido. Por isso, é preciso que a população ajude as autoridades e denuncie este tipo de atitude”, reforça o coordenador.

A cada chamado a Defesa Civil aciona uma equipe de voluntários, liderado por Joel Batista Rodrigues. Utilizando abafadores, bombas costais e até o caminhão pipa do Saae Ambiental, a equipe combate às chamas evitando danos ainda maiores à natureza e a vidas humanas. Nos casos mais graves é necessária a presença do Corpo de Bombeiros.

As queimadas geralmente ocorrem de forma criminosa ou acidental, por exemplo, quando uma pessoa joga pontas de cigarros em terrenos baldios. Algumas pessoas também utilizam o fogo na queima de lixo doméstico e limpeza de lotes baldios e com os ventos fortes, comuns nesta época do ano, as chamas se espalham podendo causar danos ao meio ambiente, nas redes elétrica e telefônica e até em residências.

A queimada também favorece o aparecimento de cobras, escorpiões, aranhas, ratos, entre outras espécies de animais peçonhentos que fogem do fogo e invadem residências.

Já a fumaça e a fuligem causam problemas de saúde associados a doenças respiratórias como asma e renite, atingindo, principalmente crianças e idosos. Próximo a rodovias, a fumaça pode diminuir a visibilidade dos motoristas e provocar acidentes graves.

Desde junho a Defesa Civil intensificou as vistorias preventivas e realiza um trabalho integrado com diferentes setores da prefeitura, incluindo o setor de fiscalização. A Secretaria de Obras está notificando proprietários de lotes a realizarem a limpeza e descarte adequado do mato.

A Secretaria de Meio Ambiente também está atenta às queimadas. A Lei Municipal 2.859/12 estabelece multas que variam entre R$ 3.771,00 e R$ 6.285,00 para quem causar queimadas, dependendo da área e da motivação. Denúncias podem ser encaminhadas à secretaria pelo telefone 3824 9320.