Gabinete do Prefeito - Quinta-feira, 28 de Setembro de 2017

Relatório de gestão aponta avanços nos serviços de saúde do município

Prefeitura também apresentou a execução fiscal do segundo quadrimestre deste ano

Duas audiências públicas realizadas na manhã desta quinta-feira, dia 28, apresentaram relatórios sobre as finanças e os serviços de saúde prestados a população durante o segundo quadrimestre de 2017. As audiências foram realizadas na Câmara Municipal.

A Secretária de Saúde, Teresa Ferraz, abriu a audiência da saúde a apresentou dados sobre os recursos empregados pelo setor e um relatório contendo os atendimentos prestados a população. Desde o início deste ano até o mês de agosto, segundo o balanço, foram aplicados R$ 8,1 milhões na área da saúde, sendo que deste total R$ 5,8 milhões foram recursos do município.

O destaque nos serviços ofertados ficaram por conta do número de atendimentos e de exames disponibilizados à população. De maio a agosto o Pronto Atendimento do município atendeu mais de 6,2 mil pacientes. Já o número de atendimentos médicos ultrapassou a marca de 3,1 mil, sem contar os mais de 2,7 mil procedimentos realizados pelo setor de odontologia. No setor de ginecologia cerca de 100 pacientes realizaram exames de colo de útero e outras 399 consultas de pré natal foram realizadas no período.

Além disso, a secretaria registrou 767 atendimentos de urgência pelo Salmu, mais de mil sessões de fisioterapia, quase 800 atendimentos de acupuntura e mais de 1,1 mil curativos.

O levantamento também mostra que o número de exames ofertados é elevado. Nos quatro meses foram registrados mais de 1,6 mil radiografias e 249 exames de ultrassom realizados, além de 235 eletrocardiogramas e outros 1,1 mil exames de glicemia.

O setor de transporte também apresenta números importantes. Segundo o levantamento são quase 1,7 mil pacientes que utilizaram os serviços do setor, que encaminha a população para a realização de exames e consultas especializadas em 11 destinos diferentes, incluindo os AME´s Atibaia, Amparo, Sta. Bárbara e Jundiaí e Hospitais de Campinas (Ouro Verde, PUC e Unicamp).

Finanças

Já na segunda audiência foi a vez da Secretaria de Fazenda apresentar o balanço contendo as informações da execução fiscal referentes ao segundo quadrimestre do ano. A apresentação cumpre determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) e contou com a presença do secretário Rubens Parreira.

Segundo os dados apresentados, as metas fiscais do município estão sendo cumpridas, apesar das receitas tributárias do município terem caído cerca de 15% em comparação com o primeiro quadrimestre do ano. Entre maio e agosto o município arrecadou cerca de R$ 23,6 milhões.

Já a despesa permanece controlada. No período de análise da audiência as despesas correntes ficaram em R$ 22,4 milhões. O total de despesas correntes realizadas desde o início do ano (R$ 42,8 milhões) é cerca de R$ 1,1 milhão menor que no comparativo com o mesmo período do ano passado, apesar do teto das despesas para este ano ser 15% superior do que em 2017.

Ainda de acordo com o relatório, Educação e Saúde concentram os maiores montantes de investimento da administração pública municipal. A área campeã de investimentos é a Educação, com R$ 13,9 milhões.