Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Águas de Lindóia, domingo, 05 de dezembro de 2021 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Em virtude do COVID-19 o horário está restrito das 08:00hr às 12:00hr.

Domi
05/12
Predomínio de Sol
Máx 34 °C
Min 17 °C
Índice UV
14.0
Segu
06/12
Chuvas Isoladas
Máx 32 °C
Min 21 °C
Índice UV
14.0
Terç
07/12
Predomínio de Sol
Máx 27 °C
Min 18 °C
Índice UV
14.0
Quar
08/12
Predomínio de Sol
Máx 28 °C
Min 13 °C
Índice UV
14.0

Planejamento e Finanças - Sexta-feira, 30 de Abril de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Reunião inicia projeto para novo ponto de captação de água para abastecimento do município

Prefeito Gil Helou esteve com Deputado Estadual Barros Munhoz, técnicos DAEE e do Saae Ambiental nesta quinta-feira, dia 29, para definir ações para garantir abastecimento nas próximas décadas


Reunião inicia projeto para novo ponto de captação de água para abastecimento do município

Garantir o abastecimento de água para Águas de Lindoia e acabar de vez com o risco de racionamento para as próximas décadas. Este foi o objetivo da reunião que ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 29, na Prefeitura Municipal. Conduzida pelo prefeito, estiveram presentes o vice-prefeito, o Deputado Estadual Barros Munhoz, técnicos do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) e do Saae Ambiental.

Após uma explanação sobre a condição atual do fornecimento de água no município, os técnicos debateram acerca das possibilidades de novas fontes de captação. Atualmente, Águas de Lindoia possui cerca de 19 mil habitantes e consome aproximadamente 6 milhões de litros de água por dia. A média de mais de 300 litros por pessoa, acima dos 200 litros estimados pela Organização das Nações Unidas, se justifica devido a quantidade de turistas que o município acolhe em período de normalidade.

O Saae Ambiental irá contratar uma empresa especializada para realizar o estudo sobre concepção do novo sistema de captação, recalque e adução. Este estudo irá gerar uma série de dados e informações que apontarão o melhor meio de captação, seu ponto ideal e o projeto que deverá ser feito para a nova fonte de abastecimento. Um plano de trabalho deverá ser entregue nos próximos 90 dias.

“Este é um projeto extremamente importante para Águas de Lindoia, pois vai garantir o abastecimento de água para nossa população levando em conta o crescimento populacional, a demanda turística e toda a análise de consumo futuro. É um projeto para várias décadas”, explicou o prefeito.

Para o deputado estadual Barros Munhoz, que recentemente já havia intermediado a obra de desassoreamento do reservatório do Cavalinho Branco, concluída em 2019, a nova captação é fundamental para o desenvolvimento da Capital Termal do Brasil. “Estamos mais uma vez empenhados em apoiar o município na parte técnica e na captação de recursos junto ao Governo do Estado para investir em Águas de Lindoia neste projeto que é importantíssimo para o desenvolvimento da nossa querida estância”, concluiu o deputado.

Menos chuvas

Uma luz amarela foi acionada em Águas de Lindoia quanto a questão hídrica para o ano de 2021. As chuvas acumuladas no município para os primeiros últimos seis meses é a menor da série histórica desde 2010 e em todos os meses o volume não alcançou a média esperada. Em comparação com o ano passado foram quase 340mm a menos de chuvas. Com isso, o Saae Ambiental e a Prefeitura já iniciaram ações para evitar o desabastecimento no período de estiagem que terá início em julho.

Segundo o Saae Ambiental a média histórica acumulada para os meses de outubro a março em Aguas de Lindoia é de 1170mm. O volume registrado para o mesmo período de 2020/2021 foi de apenas 866mm. Para se ter uma ideia, no mesmo período do ano passado choveu 1206mm. Desde 2010, este foi o período com menos volume de chuvas, menor até mesmo que o período de 2013/2014 quando foram registrados 879mm de chuvas e teve início a grave crise hídrica em todo o Estado de São Paulo.

Além de criar uma campanha de conscientização sobre o uso racional da água, a Prefeitura e o Saae Ambiental devem iniciar a perfuração de cinco novos poços artesianos e aumentar o volume de água tratada a partir deste tipo de fonte de captação. Também deve ter início na próxima semana o desassoreamento do lago que fica próximo ao Forte Apache. O reservatório mede cerca de 120 metros de comprimento e 35 de largura e já começou a ser esgotado para facilitar o trabalho das equipes.

“É importante que a população também faça a sua parte e use a água de forma consciente. Estamos trabalhando para garantir o abastecimento e trabalhando sempre de forma preventiva, mas evitar o desperdício é fundamental para que possamos evitar o desabastecimento”, afirmou o diretor-presidente do Saae Ambiental.

 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Águas de Lindóia Balneário Municipal

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.