Águas de Lindóia, terça-feira, 07 de dezembro de 2021 Telefone (19) 3924-9300

Campanha de Doação de Sangue acontece no dia 28 em Águas de Lindoia

A ação será realizada na Primeira Igreja Batista

Campanha de Doação de Sangue acontece no dia 28 em Águas de Lindoia

Na quarta-feira, dia 28 de julho, o Hemocentro da Unicamp realiza mais uma Coleta de Doadores Voluntários de Sangue em Águas de Lindoia. A ação será realizada das 9h às 12h, na Primeira Igreja Batista, situada na Rua Acre, nº 955, Vila Beatriz. No local também será feito cadastro para doação de medula óssea. A ação conta com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, Igreja Batista, Casa da Amizade, Interact e Secretaria Municipal de Saúde.

Em razão da pandemia de Covid-19, todas as medidas necessárias para evitar aglomerações e garantir o distanciamento social serão tomadas no local. O uso de máscaras é obrigatório e a equipe do Hemocentro solicita ainda que os doadores não tragam acompanhantes e nem crianças no dia da coleta.

Para doar sangue é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. O candidato deve ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos. No dia da doação o candidato não pode estar em jejum, deve fazer um lanche leve, evitando alimentos gordurosos. Ele também não pode ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, nem fumar nas duas horas anteriores.

Não pode doar sangue a pessoa que estiver com gripe, resfriado ou infecção acompanhada de febre; for portadora de sífilis, malária ou doença de Chagas; for alcoolista crônica ou tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; tenha sido exposta a situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis; tenha história atual ou pregressa de uso de drogas injetáveis ilícitas; tenha contraído hepatite após os 11 anos de idade; tenha realizado endoscopia há menos de 6 meses; estiver grávida, em período de até 3 meses pós parto ou amamentando.

Covid-19 – Candidatos que apresentaram infecção pelo Covid-19 podem doar sangue após 30 dias da recuperação clínica completa. Os candidatos que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com casos suspeitos ou confirmados devem aguardar 14 dias após o último contato para realizar a doação. Os profissionais de saúde que trabalham diretamente com pacientes portadores de Covid-19 também devem aguardar 14 dias após o último dia de contato.

Com relação à vacina Covid-19, o prazo para doar sangue é de 48 horas após cada dose da Coronavac e de 7 dias após cada dose da Astrazeneca, Pfizer e Janssen.

Serviço:

Coleta de Doadores Voluntários de Sangue