.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Assistência Social - Terça-feira, 04 de Abril de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Pessoas físicas podem doar parte do IR devido ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Águas de Lindoia

Os recursos recebidos serão utilizados para projetos, programas e ações voltados às pessoas idosas do município


Pessoas físicas podem doar parte do IR devido ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Águas de Lindoia

O Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Águas de Lindoia (FMPI) está apto a receber doações dos contribuintes por meio da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda (IRPF 2023). Pessoas físicas podem destinar parte do imposto devido durante o preenchimento da declaração. Os recursos recebidos serão utilizados para apoiar programas, projetos e ações que visem a proteção, a defesa e a garantia de direitos dos idosos no município. O prazo para o preenchimento do IRPF é até o dia 31 de maio.

Em Águas de Lindoia, o Fundo Municipal da Pessoa Idosa é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, sob controle e orientação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que é responsável também por elaborar e aprovar as propostas para utilização dos recursos. 

Como doar: Se a Declaração for preenchida por um escritório de contabilidade, basta solicitar ao contabilista para efetuar a destinação durante o preenchimento. 

Se o contribuinte for preencher a própria declaração, é preciso optar pelo preenchimento do formulário completo. Na aba “Doação Diretamente da Declaração”, o contribuinte deve clicar em “Novo” e selecionar para qual Fundo deseja doar. Caso escolha o FMPI de Águas de Lindoia, deve selecionar o Estado de São Paulo, município de Águas de Lindoia, e o Fundo Municipal da Pessoa Idosa. 

O limite para a destinação é de até 6% do valor devido e o próprio programa calcula o valor disponível para doação. Em seguida, é preciso imprimir dois DARFs (Documento de Arrecadação da Receita Federal), um referente ao pagamento do IR devido e outro referente à doação e fazer o pagamento de ambos.

É importante destacar que ao optar por fazer a doação o contribuinte não paga a mais por isso, ele destina uma parte do valor que seria pago à Receita para um dos Fundos aptos a receber doações.

Criança e Adolescente - O contribuinte também pode doar parte do imposto devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Águas de Lindoia (FUMCAD). Basta realizar o mesmo procedimento e escolher o Fundo da Criança e do Adolescente do município, imprimir a DARF e realizar o pagamento. 

A gestão do FUMCAD é feita Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Águas de Lindoia (CMDCA). Os recursos do Fundo são utilizados para financiar programas e projetos de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade social.

868 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.