BOA NOITE ÁGUAS DE LINDÓIA, 16 de janeiro de 2019

Águas de Lindóia

Saúde - Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018

UBS Bela Vista terá horário especial para vacinação contra Febre Amarela

A equipe da Unidade Básica de Saúde Wilson Marcílio, no Bairro Bela Vista, terá mais um plantão de imunizações, desta vez para atender quem ainda não se vacinou contra a Febre Amarela. Ela vai atender na próxima terça-feira, dia 18, das 17h às 20h. Embora cerca de 90% da população lindoiense já tenha tomado a dose da vacina, a preocupação da Secretaria de Saúde é garantir o maior número possível de pessoas imunizadas e continuar sem registrar casos da doença no município. Desde o ano passado o Circuito das Águas passou a ser classificado como área de vacinação obrigatória.

A unidade é uma das maiores do município e possui uma sala especial de vacinas. Nas demais unidades e mesmo na UBS do Bela Vista, durante o horário normal de atendimento, a população pode agendar a aplicação da dose única necessária para se proteger da doença. Isso por que cada frasco contém o equivalente a 5 ou 10 doses e após aberto o prazo de validade da vacina é de horas. “Esta é uma forma de atendermos a população sem perder doses da vacina”, afirma o coordenador Vander de Mira.

Neste mês, o Instituto Adolfo Lutz notificou a Secretaria de Saúde sobre um macaco morto encontrado no município que estava com o vírus da Febre Amarela. Águas de Lindoia não registra casos suspeitos da doença e a secretaria tem reforçado a orientação para que todas as pessoas se protejam tomando a dose da vacina. Segundo a secretaria, o número de doses em estoque em Águas de Lindoia é suficiente para atender toda a população que ainda não tomou a dose.

Previna-se

A vacinação é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra a Febre Amarela. Na vacina plena (dose total) a dose é única e confere imunidade para toda a vida. O risco potencial de contrair a febre amarela ocorre para as pessoas que frequentam regiões de matas, rurais, silvestres ou ribeirinhas de regiões com circulação viral.

A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa e nem entre animais (macacos) e pessoas. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela. Ocorre com maior frequência nos meses de dezembro a maio. Na estação das chuvas, quando há um aumento das populações de mosquitos transmissores, a circulação do vírus pode aumentar.

As pessoas devem ser vacinadas pelo menos 10 dias antes de se deslocarem para áreas de risco de transmissão. Esse é o tempo mínimo necessário para a vacina fazer o efeito desejado. Antes dos 10 dias, recomenda-se evitar frequentar áreas de risco ou fazer uso de repelentes.

Segundo o ministério da saúde todas as pessoas a partir de 2 anos de idade sem comprovação de vacinação, inclusive idosos e indígenas. A vacina é contra indicada para crianças menores de 9 meses, mulheres amamentando crianças com menos de seis meses de idade, pessoas com alergia grave ao ovo, pessoas em tratamento contra o câncer ou portadoras de doenças autoimunes.

Para agendar a aplicação da dose ou para obter mais informações, os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência. O telefone da Secretaria de Saúde para dúvidas e esclarecimentos é o 3824 1409.

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos
TELEFONES PÚBLICOS