Mapa do Site

Águas de Lindóia, segunda-feira, 06 de fevereiro de 2023 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Saúde - Segunda-feira, 06 de Dezembro de 2021

Prefeitura de Águas de Lindoia realiza mutirão de exames de Papanicolaou

Ação acontece no dia 14, das 16h às 20h

Prefeitura de Águas de Lindoia realiza mutirão de exames de Papanicolaou

No próximo dia 14 de dezembro, entre as 17h e às 20h, todas as unidades de saúde de Águas de Lindoia estarão realizando um mutirão para exames de Papanicolaou. A ação atende a uma demanda grande por exames e será realizada pela Secretaria de Saúde em horário alternativo para facilitar o acesso das mulheres ao exame preventivo para o Câncer do Colo do Útero.

Para realizar o exame é preciso agendar na unidade de saúde de referência da paciente e comparecer na unidade na data e horário da campanha.  O teste de Papanicolaou é realizado para detectar alterações nas células do colo do útero sendo a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. O exame preventivo é indolor, simples e rápido.

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos. Após o exame é preciso retornar à unidade na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.

Portal atualizado em: 06/02/2023 19:59:08